segunda-feira, 23 de abril de 2012

O livro ou o filme? Quem vem primeiro?

Muitos de nós só lê o livro após assistir ao filme.
Foi o que ocorreu com O Senhor dos Anéis.
Segundo Helio Greca quem faz esta opção perde muito; afinal é difícil colocar na telena tantos (ricos) detalhes.
Ele nos conta 10 coisas sobre A Guerra dos Tronos que você deve saber (ou deveria, pois, muitas de suas críticas já foram comprovadamente derrubadas):


1. A série se passa em uma terra fictícia chamada Westeros:
Em certos aspectos ela pode lembrar a Inglaterra medieval das lendas Arturianas, onde a maioria das histórias conhecidas com "cavaleiros, castelos e princesas" se passam. Na verdade, até mesmo Porto Real - a sede principal do poder em Westeros, está localizada ao sudeste, assim como Londres.
Mas, existem algumas diferenças fundamentais. Em Westeros, o norte é uma terra sempre muito (mas muito mesmo) fria no inverno. Nos seus limites ao norte existe uma parede que se estende por toda a largura do território e mede mais de 200 metros de altura. Esta barreira é controlada por uma irmandade de proscritos cuja missão é proteger o sul do que quer que esteja além do muro.
Westeros também corre o risco de uma invasão vinda de uma terra além do mar estreito, onde vive um povo nômade de cultura eqüestre (muitíssimo diferente dos Rohirrim).
2. Gerra dos tronos é uma história de fantasia, mas não é Tolkien
Definitivamente ela não é o que muitos chamam de fantasia tradicional. Você não vai encontrar orcs, anões e elfos, mas sim pessoas comuns. Os elementos de fantasia que aparecem, servem apenas de pano de fundo para a história principal.
3. As estações do ano de Westeros são um pouco diferentes das nossas
As estações são imprevisíveis e podem passar rapidamente ou durar um longo período de tempo. No início da história, tem sido verão em Westeros por anos. Alguns dos personagens só conhecem esta época de clima agradável e não conhecem o sofrimento trazido pelo inverno. Mas, como dizem em Winterfell, o inverno está chegando ... e pode durar uma vida.
4. Personagens complexos e independentes
Todo personagem tem dezenas de camadas em a Guerra dos Tronos. Eles trabalham em ângulos, são falsos, esfaqueiam os companheiros pelas costas e conspiram. Os diálogos que você ouvirá na série freqüentemente terão mais do que um significado, e todas as ações provavelmente trarão conseqüências.
5. HBO vai cobrir grande parte do primeiro livro, A Guerra dos Tronos
Atualmente, existem três outros livros na série, com um quarto a caminho ainda este ano. Os outros livros são A Clash of Kings, A Storm of Swords , A Feast for Crows e o próximo A Dance with Dragons .
6. O autor sugeriu que a série terá sete livros
Mas muitos dos fãs de Martin estão céticos quanto ao final da série. O próximo livro, A Dance with Dragons, levou quase seis anos para ser escrito. Faça as contas de quanto tempo levaríamos para ter os sete livros (não esquecendo de que Martin tem 63 anos).
7. O reino foi reunido e dilacerado muitas vezes
A história de Westeros remonta a milhares de anos, com muitas casas desempenhando papéis importantes ao longo do tempo. Em Porto Real, o rei está sentado sobre o Trono de Ferro, que foi forjado a partir das espadas dos inimigos vencidos. É um lugar propositalmente difícil para se sentar e deve lembrar seus ocupantes que estar sobre ele não é confortável.
8. Lobos Gigantes são criaturas míticas
Ele são versões gigantes e inteligente dos lobos. Nos livros, estão associados e protetores da casa Stark. Na série de televisão, eles serão interpretados por Inuits do Norte , quase tão grandes quanto os lobos descritos por Martin nos livros.
Os Lobos Gigantes (Dire Wolvs) são baseados em um animal de verdade - foram recuperados restos mortais de milhares de lobos dos poços de piche de La Brea. Estes animais, semelhantes ao lobo cinzento possuíam cinco metros de comprimento e pesavam cerca de 250 quilos.
9. Não é uma história para as crianças
Não espere algo como as Crônicas de Narnia (ou até mesmo Senhor dos Anéis). Haverão inúmeros temas adultos, com nudez, violência e muito sangue. Em nome do politicamente correto, alguns detalhes e cenas do livro foram alterados (por exemplo, no livro, uma personagem feminina se casa aos 13 anos. Na TV, ela será mais velha), mas mesmo com estas censuras, definitivamente, não é uma história para crianças .
10. A série de 10 horas será muito resumida
A primeira temporada será composta por 10 episódios de aproximadamente uma hora. E sim, com apenas 10 horas, muito da história será perdido.
Se você gostar da série, como eu imagino que gostará, leia A Guerra dos Tronos e a A Fúria dos Reis, os dois livros da série disponíveis em português.
Se você tiver dificuldades para identificar os personagens (e eles são muitos), as casas e os locais, confira aqui uma descrição das principais famílias, casas e clãs de Westeros, visite a wiki da série (livre de spoilers até que o assunto tenha sido revelado na TV), uma wiki mais aprofundada (inclui spoilers) e o ótimo Westeros.org, que destaca pessoas e lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário